fbpx
Escolha uma Página

Superar a Crise com 3 Ideias

Aprende a superar a crise com 3 verbos: aceitar, aprender, arriscar. Descobre como aceitar o contexto, o que deves aprender e como arriscar.

A maioria das pessoas acredita que a crise vai ser muito difícil, mas algumas estão a estudar formas de transformar e mudar para melhor. O resultado de amanhã é uma questão da escolha de hoje.

Se pensares da forma errada, se te deixares envolver demasiado com o contexto de crise económica, se escutares muitas opiniões negativas dos outros ou se mantiveres uma perspetiva muito redutora do que se está a passar e das possibilidades que existem, estes meses e anos poderão ser complicados para ti.

Num momento complexo como o atual, o teu ponto de partida é determinante, ou seja, a forma como encaras o que se está a passar e o que TU vais fazer em relação a isso.

Há uma boa notícia: se fizeres as coisas certas, vais crescer e prosperar, pois as crises oferecem transformação e novidades.

Vê como podes superar a crise com 3 ideias e verbos simples.

ACEITAR

Aceita que é um momento com mais incerteza e que é normal sentir ansiedade, preocupação e insegurança. Não é o fim do jogo. Entende os teus sentimentos e a sua causa. Entende também o que é realmente a crise, quais são as várias perspetivas (não apenas as negativas) e como podes enfrentá-la.

A crise vai passar e temos recursos e capacidades para superá-la. Temos inclusive recursos para prosperar neste ambiente de incerteza. Contudo, se tivermos distraídos e mergulhados nos editoriais da televisão, jornais e governos, deixamos passar as oportunidades.

A menos que penses que a tua vida é controlada pelas notícias, opiniões e acontecimentos externos, ainda tens muito para fazer, viver e aproveitar.

APRENDER

Se há perspetiva de muita mudança, então o melhor é aprender o novo, o que for preciso. Podemos aprender com cursos, livros ou desenvolver novas capacidades, por forma a criar negócios e atividades novas. Que capacidades te podem preparar melhor para novas saídas e soluções?

Alguns exemplos para aprender: inglês, acabar um curso, fazer um site, programação, comércio online, marketing digital, vídeo, edição, desenho, música, vendas, artesanato, ser empreendedor, etc. Alarga os teus horizontes.

ARRISCAR

Sê ousado e mantém uma ambição forte para alcançar os teus objetivos e viver a vida que queres. Não deixes que uma crise temporária te pare. Podes fazer ajustes e mantém os teus planos ou, se este momento mudou radicalmente a tua vida, cria planos novos para superar a crise, bem como para prosperar. Agora, um plano sem ação não vale nada. Por isso, estuda bem o que realmente queres e toma uma decisão, para agires.

Há pessoas que estão a aprender novas competências e vão conseguir trabalhos novos. Há pessoas que estão a fazer investimentos e vão ter rendimentos daqui a 3-5 anos. Há pessoas que estão a começar negócios, a tempo inteiro ou part-time, e vão aumentar o seu rendimento mensal e independência.

Estas pessoas arriscam. E lembra-te: ficar à espera, com medo, também é arriscado.

CABE-TE A TI SUPERAR A CRISE

Se estas ideias fazem-te sentido, o primeiro passo é verificar e alargar a tua perspetiva, ou seja, questiona a tua perspetiva sobre os acontecimentos e faz uma leitura mais ampla do que se está a passar. A perspetiva é tudo. Experimenta perguntar: “Como é que eu posso tornar esta situação melhor para mim? Como é que eu posso dar a volta?”

Não adianta nada ficar parado, aliás, só agrava a situação. Tu queres estar preparado para os novos cenários e oportunidades, por isso permite-te ter um ponto de partida – uma perspetiva, uma ideia – que apoia os teus sonhos e objetivos. 

Cabe-te a ti escolher se vais dar mais importância aos aspetos negativos ou positivos deste cenário incerto. Cabe-te a ti escolher a qualidade da resposta mais útil às adversidades. Mesmo que desanimes ou reclames muito, a tua responsabilidade não desaparece – tu é que escolhes aquilo em que acreditas e tu é que decides aquilo que fazes. A este respeito, talvez queira aprender a reconhecer as tuas convicções limitadores e saber como podes transformar ideias bloqueadoras em ideias úteis para o teu sucesso. 

Saudações empreendedoras,
Pedro Dias

Conheça outros artigos:

Descobre Como Alcançar Grandes Resultados 

Conheça as minhas redes sociais:
Facebook | Instagram